segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pressão no trabalho causa distúrbios mentais


Pressão no trabalho causa distúrbios mentais


Relacionamentos ruins e desequilíbrio entre esforço e recompensa estão entre as circunstâncias que prejudicam a saúde no ambiente corporativo


Um estudo da Faculdade de Saúde Pública da Uni­­versidade de São Paulo (USP) mostrou de que forma os transtornos mentais podem estar ligados a pressões impostas no ambiente de trabalho. Essa é a terceira razão de afastamento de trabalhadores pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2011, mais de 211 mil pessoas foram afastadas em razão de transtornos mentais naquele ano. As informações são da Agência Brasil.

O coordenador da pesquisa, o médico do trabalho João Silvestre da Silva-Júnior, listou quatro razões principais que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.

A primeira é a alta demanda de trabalho. “As pessoas têm baixo controle sobre o seu ritmo de trabalho; elas são solicitadas a várias e complexas tarefas”, disse o pesquisador. O outro aspecto são os relacionamentos interpessoais ruins, tanto verticais (com os chefes), quanto horizontais (entre os próprios colegas). A terceira razão é o desequilíbrio entre esforço e recompensa. O último aspecto citado pelo pesquisador é a dedicação excessiva ao trabalho, que também pode afetar a saúde mental.

A pesquisa coletou dados na unidade de maior volume de atendimentos do INSS da capital paulista, a Glicério. Foram ouvidas 160 pessoas com algum tipo de transtorno mental.
fonte: gazeta do povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário