domingo, 13 de outubro de 2013

NOVOS TESTES PSICOLÓGICOS PARA VIGILANTES CONFORME INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 70

NOVOS TESTES PSICOLÓGICOS PARA VIGILANTES CONFORME INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 70 DA POLÍCIA FEDERAL DE 13 DE MARÇO DE 2013, NIVEL MUITO MAIS APROFUNDADO E MUITO MAIS DIFICIL

Atenção Novos Testes Psicológicos, nível mais profundado para categoria de vigilantes, é mais difícil, o levantamento que segue abaixo, tem como propósito descrever algumas informações gerais de certos testes psicológicos, reconhecidos pelo Conselho de Psicologia e passíveis de serem aplicados, uma vez que a Polícia Federal deixa em aberto o tipo de teste. O que é destacado, conforme a instrução normativa nº 70, de 13 de março de 2013, é a listagem apontando a seguinte necessidade:
Aplicar:
1 teste projetivo;
1 teste expressivo;
1 teste de memória;
1 teste de atenção concentrada e 1 de atenção difusa;
1 teste de questionário, inventário ou escala;
1 entrevista estruturada.

Sugestão de Testes

TESTE PROJETIVO - HTP
Com este teste, verificam-se aspectos de personalidade: imagem de si, do seu ambiente, a expressão de idéias e de experiências emocionais. Além disso, focaliza a ligação com aspectos estéticos, capacidade critica, tempo de execução e de pausas para execução e emissão de respostas. Engloba também a verificação de aspectos envolvendo conflitos, incerteza, indecisão, autocrítica e ansiedade. Este teste contém quatro fases, no total. Com base no que a pessoa for apresentado, pode ser preciso ir até a quarta fase.

TESTE EXPRESSIVO - PALOGRAFICO
Este também é um teste de personalidade, que visa avaliar o simbolismo do espaço, inclinação, margens, distância entre linhas, tamanho, distância, pressão e qualidade do traçado, além da organização, velocidade e ritimo. Deste modo, propõe a verificação da emotividade, depressão e impulsividade.


TESTE DE MEMÓRIA- MRV
Importante ferramenta, conhecida internacionalmente, em relação a avaliação de memória. Tem por objetivo avaliara a capacidade do individuo memorizar rostos e informações associadas a eles (nomes e sobrenomes, profissão, localização...). Pode ser aplicado em pessoas de faixa etária que varia de 18 a 80 anos. Constata-se a utilização nos contextos de avaliação neuropsicológica, educacional, organizacional, na avaliação de trânsito, para obter o porte de armas, dentre outras aplicações. O foco deste teste é avaliar a capacidade do indivíduo recordar detalhes após eventos distratores. É especialmente indicado para avaliação de funções que envolvam a segurança.

TESTE DE ATENÇÃO CONCENTRADA TEACO-FF
O teste de atenção concentrada - TEACO-FF, avalia a capacidade de uma pessoa em selecionar apenas uma fonte de informação diante de vários estímulos distratores em um tempo pré-determinado. As normas do instrumento estão adequadas para pessoas que procuram a avaliação psicológica pericial para CNH e para a população geral. Portanto, o teste também pode ser utilizado nas áreas de recrutamento e seleção; avaliação para porte de armas e outras, onde se pretende avaliar a atenção concentrada.

TESTE DE ATENÇÃO DIFUSA - BGFM -1
Uma nova bateria intitulada "BGFM - Bateria Geral de Funções Mentais" teve seu início com a publicação do livro BGFM 1 - Teste de Atenção Difusa, que pesquisa três testes, sendo difusa e dois de atenção difusa complexa. Seu objetivo é investigar, avaliar, classificar e padronizar as funções mentais relacionadas ao campo cognitivo, representadas basicamente pelos sistemas atentivos, memória e raciocínio lógico.
É preciso verificar se, para a avaliação dirigida aos vigilantes, será necessário aplicar os testes de atenção difusa complexa.

TESTE DE INVENTÁRIO
É um inventário objetivo de personalidade, baseado na teoria das necessidades básicas formuladas por Henry Murray. O inventário visa avaliar o indivíduo (de 18 a 60 anos), em 15 necessidades ou motivos psicológicos, a saber: Assistência, Dominância, Ordem, Denegação, Intracepção, Desempenho, Exibição, Afago, Mudança, Ordem, Persistência, Agressão, Deferência, Autonomia e Afiliação.

ENTREVISTA ESTRUTURADA
No decorrer  desta entrevista serão verificados itens, como os dectados abaixo, a fim de reforçar a verificação de determinados pontos, bem como para averiguar outros que ainda não foram destacados.
1)   Grau de tolerância diante de imprevistos;
2)   Reações frente à culpabilização e discórdias;
3) Tolerância à permanência em lugares fechados, mantendo pouca mobilidade;
4)   Facilidades e dificuldades no que diz respeito à relação social;
5)   Atual estado familiar;
6)   Atual situação financeira;
7)   Projetos a curto, médio e longo prazo;
8)   Relação com o poder;
9)   Presença ou ausência de substâncias químicas;
10) Descrição da rotina...
OBSERVAÇÃO:


Vale destacar que, para alguns testes, é possível efetuar a correção compatível com o grau de escolaridade de quem fez o teste. Em outros testes isso não é possível.

fonte: SINDICATO DOS VIGILANTES DE PONTA GROSSA E REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário