domingo, 21 de abril de 2013

CUIDADOS COM CARTÃO MAGNÉTICO


 SENHA E CARTÃO MAGNÉTICO
•             Evite as fraudes eletrônicas noticiadas pelos jornais e programas de TV, adotando procedimentos de segurança recomendados para uso de cartões magnéticos e internet banking.
•             Acompanhe permanentemente os lançamentos em sua conta corrente.
•             Mantenha sempre à mão o número do telefone da sua agência e da Central de Atendimento do seu banco.
•             Entre em contato imediatamente com o seu banco, no caso de constatar qualquer crédito ou débito duvidoso ou numa emergência relacionada a furto, extravio de cheques e cartões, tentativas de obtenção indevida de número de agências, contas e senhas, evitando transtornos maiores.
•             Cada banco tem seu procedimento específico para tratar os casos de débitos não reconhecidos pelos seus clientes. Caso o cliente verifique algum saque indevido em sua conta, deve registrar Boletim de Ocorrência policial e comunicar o fato ao banco por escrito, solicitando protocolo de recebimento em cópia e a restituição do valor e de eventuais encargos que nele incidirem.

•             As fraudes são praticadas porque, de forma ardilosa, o fraudador consegue obter a senha do cliente, observando indevidamente quando ele a digita na máquina de auto-atendimento, quando ele a informa por telefone ou quando alguém oferece o celular para a pessoa ligar para o banco (lembre-se de que o celular memoriza a senha como se fosse o número de um telefone). Portanto, a guarda da senha é vital para a sua segurança e de sua inteira responsabilidade.
•             Com ela na mão, o fraudador tem mais chance de ter êxito.



CUIDADOS COM O CARTÃO MAGNÉTICO
•             O cartão magnético, por exemplo, pode ser trocado após uma queda, se alguém o apanha e pega para si, devolvendo ao cliente um outro cartão, diferente daquele que caiu. Essa troca pode acontecer quando alguém empurra o cliente de propósito para o cartão cair ou quando o cliente permite que algum estranho use o cartão por ele numa transação qualquer.
•             O cartão pode ser furtado, sem que o cliente perceba na hora, ou roubado, mediante violência ou ameaça. Também pode ser clonado, ou seja, é feita uma cópia da tarja magnética de um cartão legítimo e aplicada num cartão falso. Naturalmente, com o cartão clonado, o fraudador só poderá realizar transações se também conhecer a senha do cliente.
•             Por isso, os bancos introduziram novas formas de registrar a senha e identificar o cliente quando ele acessa os terminais de auto-atendimento ou internet. Algumas dessas formas são:
                não aceitar a gravação de senhas óbvias (datas de aniversário, nomes, telefones etc.);
                determinar uma quantidade mínima de caracteres (número mínimo de letras e números);
                determinar a gravação de senhas alfanuméricas (letras e números);
                exigir a gravação de senhas diferentes para os caixas automáticos e para a internet;
                fazer identificação positiva do cliente (ou seja, a solicitação prévia de algum dado pessoal);
                exigir a redigitação da senha em cada nova transação;
                usar o teclado virtual.

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