SENHA E CARTÃO MAGNÉTICO
• Evite as
fraudes eletrônicas noticiadas pelos jornais e programas de TV, adotando
procedimentos de segurança recomendados para uso de cartões magnéticos e
internet banking.
• Acompanhe
permanentemente os lançamentos em sua conta corrente.
• Mantenha
sempre à mão o número do telefone da sua agência e da Central de Atendimento do
seu banco.
• Entre em
contato imediatamente com o seu banco, no caso de constatar qualquer crédito ou
débito duvidoso ou numa emergência relacionada a furto, extravio de cheques e
cartões, tentativas de obtenção indevida de número de agências, contas e
senhas, evitando transtornos maiores.
• Cada
banco tem seu procedimento específico para tratar os casos de débitos não
reconhecidos pelos seus clientes. Caso o cliente verifique algum saque indevido
em sua conta, deve registrar Boletim de Ocorrência policial e comunicar o fato
ao banco por escrito, solicitando protocolo de recebimento em cópia e a
restituição do valor e de eventuais encargos que nele incidirem.
• As
fraudes são praticadas porque, de forma ardilosa, o fraudador consegue obter a
senha do cliente, observando indevidamente quando ele a digita na máquina de
auto-atendimento, quando ele a informa por telefone ou quando alguém oferece o
celular para a pessoa ligar para o banco (lembre-se de que o celular memoriza a
senha como se fosse o número de um telefone). Portanto, a guarda da senha é
vital para a sua segurança e de sua inteira responsabilidade.
• Com ela
na mão, o fraudador tem mais chance de ter êxito.
CUIDADOS COM O CARTÃO MAGNÉTICO
• O cartão
magnético, por exemplo, pode ser trocado após uma queda, se alguém o apanha e
pega para si, devolvendo ao cliente um outro cartão, diferente daquele que
caiu. Essa troca pode acontecer quando alguém empurra o cliente de propósito
para o cartão cair ou quando o cliente permite que algum estranho use o cartão
por ele numa transação qualquer.
• O cartão
pode ser furtado, sem que o cliente perceba na hora, ou roubado, mediante
violência ou ameaça. Também pode ser clonado, ou seja, é feita uma cópia da
tarja magnética de um cartão legítimo e aplicada num cartão falso.
Naturalmente, com o cartão clonado, o fraudador só poderá realizar transações
se também conhecer a senha do cliente.
• Por isso,
os bancos introduziram novas formas de registrar a senha e identificar o
cliente quando ele acessa os terminais de auto-atendimento ou internet. Algumas
dessas formas são:
não
aceitar a gravação de senhas óbvias (datas de aniversário, nomes, telefones
etc.);
determinar
uma quantidade mínima de caracteres (número mínimo de letras e números);
determinar
a gravação de senhas alfanuméricas (letras e números);
exigir
a gravação de senhas diferentes para os caixas automáticos e para a internet;
fazer
identificação positiva do cliente (ou seja, a solicitação prévia de algum dado
pessoal);
exigir
a redigitação da senha em cada nova transação;
usar o
teclado virtual.
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